TREINAR COM GARANTIA DE RESULTADO
TREINAR COM
GARANTIA DE RESULTADO
Isso é investimento e não custo direto
variável ou simples despesa.
Há exatamente 12 meses realizei treinamentos
em duas empresas do setor de hospitalidade, a demanda era atendimento ao cliente
e procedimentos operacionais padrão, Durante muitos anos havia atuado neste
treinamento com formato de sala de aula, com apostilas, slides, quadro branco e
filmes temáticos, nestas empresas resolvi oferecer um novo tipo de formato,
onde, eu como professor, facilitador e orientador pudesse atuar em cada setor
acompanhando os profissionais nas suas atividades cotidianas, não me espantei
em saber o quanto a diretoria do hotel estranhou a proposta, mesmo porque já estavam
habituados a treinamentos do formato escolar, seguindo conceitos e uma estética
engessada de aprendizado, com muito tato consegui explicar e convencer que
seria muito mais eficaz neste novo modelo, no qual ainda nenhum consultor havia
ousado, os resultados foram brilhantes, conseguimos montar um manual de
procedimentos internos e avaliar processos ineficazes durante o treinamento setorial,
cada chefe, cada colaborador tiveram a oportunidade de falar questionar e
apresentar ideias e sugestões de melhoria, enquanto do treinamento, foi uma
oportunidade impar para que os profissionais participassem ativamente do
processo de implantação de novos procedimentos e sentirem o quanto são
importantes para a organização.
Complicado foi que, com tanta eficácia que
foi o treinamento, este ano não fui
chamado novamente, gostei de saber que tudo anda conforme determinamos e que
serei chamado para um manutenção dos processos implantados, agora nestas
empresas cada colaborador é multiplicador da cultura e dos processos de
melhoria uma vez que foi ele mesmo que definiu em conjunto com outros setores,
outro problema foi que lideres de
setores precisaram alterar sua forma de liderança operacional, sendo mais democrático
e ouvindo seus subordinados.
Aprendi com esta experiência
que o problema relacionado a treinamento é a falta de sensibilidade para
diferenciar o Explícito do Tácito. Explicamos: Conhecimento Explícito é o
equivalente a dar uma aula teórica de como se anda de bicicleta. Isto é muito
fácil de ser feito por qualquer pessoa inexperiente, mas disposta a seguir um
plano de aula e é de alta rentabilidade para as escolas e consultorias. Por
outro lado, o Conhecimento Tácito só se adquire andando de bicicleta. Este tipo
de ensino tem que ser feito de pessoa a pessoa. É difícil de ser feito, requer
instrutores hábeis e experientes e é de baixa rentabilidade. Ninguém se
interessa em fazer ou não tem a competência para isto. O Explícito é
relacionado à mente e ao conceito (talvez seja por isto que existe tanta gente
que fala, mas não faz). O Tácito é relacionado às habilidades. Existe um abismo
de variado tamanho entre o Explícito e o Tácito.
Em algumas situações
específicas, e para alguns tipos de pessoas, é até possível ensinar o Explícito
e a pessoa voltar ao seu local de trabalho e fazer a tarefa, adquirindo, desta
maneira, o Tácito. No entanto, na maioria dos casos isto não acontece. É muito
mais comum do que se imagina a empresa enviar seus funcionários para um
treinamento e nada acontecer em seguida. Faltou o Tácito.
Todo treinamento tem que
ser dado com o objetivo de se garantir que os resultados desejados possam ser
alcançados.
Este modelo de
treinamento agora faz parte da minha metodologia de trabalho e com certeza as
empresas serão as maiores beneficiadas, aquela máxima que existia antes que
treinar era despesa mudou para o melhor investimento com garantia de no mínimo
02 anos.
Prof. Anderson Silva
contato: 3199754.6618
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