TREINAR COM GARANTIA DE RESULTADO

TREINAR COM GARANTIA DE RESULTADO
Isso é investimento e não custo direto variável ou simples despesa.


Há exatamente 12 meses realizei treinamentos em duas empresas do setor de hospitalidade, a demanda era atendimento ao cliente e procedimentos operacionais padrão, Durante muitos anos havia atuado neste treinamento com formato de sala de aula, com apostilas, slides, quadro branco e filmes temáticos, nestas empresas resolvi oferecer um novo tipo de formato, onde, eu como professor, facilitador e orientador pudesse atuar em cada setor acompanhando os profissionais nas suas atividades cotidianas, não me espantei em saber o quanto a diretoria do hotel estranhou a proposta, mesmo porque já estavam habituados a treinamentos do formato escolar, seguindo conceitos e uma estética engessada de aprendizado, com muito tato consegui explicar e convencer que seria muito mais eficaz neste novo modelo, no qual ainda nenhum consultor havia ousado, os resultados foram brilhantes, conseguimos montar um manual de procedimentos internos e avaliar processos ineficazes durante o treinamento setorial, cada chefe, cada colaborador tiveram a oportunidade de falar questionar e apresentar ideias e sugestões de melhoria, enquanto do treinamento, foi uma oportunidade impar para que os profissionais participassem ativamente do processo de implantação de novos procedimentos e sentirem o quanto são importantes para a organização.
Complicado foi que, com tanta eficácia que foi o  treinamento, este ano não fui chamado novamente, gostei de saber que tudo anda conforme determinamos e que serei chamado para um manutenção dos processos implantados, agora nestas empresas cada colaborador é multiplicador da cultura e dos processos de melhoria uma vez que foi ele mesmo que definiu em conjunto com outros setores, outro problema foi que lideres  de setores precisaram alterar sua forma de liderança operacional, sendo mais democrático e ouvindo seus subordinados.
Aprendi com esta experiência que o problema relacionado a treinamento é a falta de sensibilidade para diferenciar o Explícito do Tácito. Explicamos: Conhecimento Explícito é o equivalente a dar uma aula teórica de como se anda de bicicleta. Isto é muito fácil de ser feito por qualquer pessoa inexperiente, mas disposta a seguir um plano de aula e é de alta rentabilidade para as escolas e consultorias. Por outro lado, o Conhecimento Tácito só se adquire andando de bicicleta. Este tipo de ensino tem que ser feito de pessoa a pessoa. É difícil de ser feito, requer instrutores hábeis e experientes e é de baixa rentabilidade. Ninguém se interessa em fazer ou não tem a competência para isto. O Explícito é relacionado à mente e ao conceito (talvez seja por isto que existe tanta gente que fala, mas não faz). O Tácito é relacionado às habilidades. Existe um abismo de variado tamanho entre o Explícito e o Tácito.

Em algumas situações específicas, e para alguns tipos de pessoas, é até possível ensinar o Explícito e a pessoa voltar ao seu local de trabalho e fazer a tarefa, adquirindo, desta maneira, o Tácito. No entanto, na maioria dos casos isto não acontece. É muito mais comum do que se imagina a empresa enviar seus funcionários para um treinamento e nada acontecer em seguida. Faltou o Tácito. 
Todo treinamento tem que ser dado com o objetivo de se garantir que os resultados desejados possam ser alcançados.
 Este modelo de treinamento agora faz parte da minha metodologia de trabalho e com certeza as empresas serão as maiores beneficiadas, aquela máxima que existia antes que treinar era despesa mudou para o melhor investimento com garantia de no mínimo 02 anos.
Prof. Anderson Silva
contato: 3199754.6618



Comentários

Postagens mais visitadas