COMO OBTER MELHORES RESULTADOS NO SEGMENTO DE ALIMENTAÇÃO OS DESAFIOS DA NOVA GESTAO

COMO OBTER MELHORES RESULTADOS NO SEGMENTO DE ALIMENTAÇÃO OS DESAFIOS DA NOVA GESTAO Os gestores de empresas do ramo de alimentação estão sempre correndo atrás de fórmulas mágicas para auxiliá-los a melhorar suas vendas, lucro e poder competitivo. Estamos presenciando um momento único na alimentação fora do lar que cresce a cada dia numa velocidade espantosa. “O setor de alimentação fora do lar cresceu quase 90% nos últimos anos, passando de R$ 95,9 bilhões em 2005 para R$ 180,2 bilhões em 2010. A expectativa é fechar 2011 com crescimento 12% a 15% superior”. jornal Brasil Econômico: Em um mercado em crescente desenvolvimento, surgem muitos desafios que em cada período levam os principais gestores a busca constante de aprimoramento continuo e avaliações por meio de indicadores que possam clarear a visão proporcionar a real situação do negócio em que ele opera e o mercado global em que esta inserido. Mas infelizmente não há método milagroso. Alta produtividade e lucratividade exigem apenas esforço mental e trabalho organizado. Contudo, temos certeza de que não podemos fazer comida como antigamente, Pois negócio de alimentos e bebidas toma dimensões e proporções que não são mais acompanhadas penas pelo sabor de uma tradição ou das receitas caseiras da vovó. As empresas de alimentos e bebidas que obtiveram sucesso em seu segmento de atuação conseguiram, basicamente por três motivos: • Planejamento cuidadoso de suas atividades • Direcionamento de profissionais qualificados nas posições de comando e operação; e • Utilização de métodos eficazes para controle de desempenho. Para melhor planejar novos rumos diante de tantos desafios da nova gestão de aliemntaçao fora do lar tem-se como premissa básica a contratação de pessoas competentes. Com seus atuais gestores(donos,gerentes), muitas empresas não conseguirão realizar as mudanças necessárias para Adaptar-se ao mercado globalizado e enfrentar eficazmente a concorrência. Muitos gerentes por não utilizarem conceitos básicos de gestão dos negócios em alimentos bebidas. Podem trazer prejuízos irreversíveis a empresa. O passo seguinte para o sucesso, que só poderá ser realizado se a empresa de alimentação seja ela (restaurante, bar ou refeições coletivas industriais ou não se convencionou a chamar de segmento food service) possuir profissionais competentes e o planejamento focado dos objetivos. Lembrem-se as operações devem seguir as estratégias e não ao contrário. Ter foco nas metas e objetivos planejados e especificação dos detalhes tornam-se fatores decisivos para o sucesso. Cabe ao gestor inserir uma cultura de planejamento de atividades, levando sua equipe a pensar estrategicamente com a empresa, lançar mão dos seus planos de ação para solucionar seus problemas críticos com maior rapidez e eficácia. O próximo fator determinante para o bom desempenho do setor, que complementa os anteriores, é representado pelo uso de sistemas de informações gerenciais. Sejam eles diários, semanais ou mensais. Não espere que o software de gestão te ensine a analise dos dados emitidos por ele. Os indicadores servem para medir o grau de eficácia da sua gestão. “ você não poder a gerenciar aquilo que não pode medir. Portanto gerenciar é o ato de buscar as causas meios da impossibilidade de se atingir uma meta, e estabelecer medidas que garantam a solução ou que as mantenham sob controle. Os gestores das empresas de alimentos e Bebidas devem contar com um adequado sistema de prospecção independente do tamanho da empresa, deve ser sistemático e organizado adequado e que permita uma melhor avaliação do desempenho do negocio, através da analise do percentual de custo dos alimentos, mix de venda, demanda, gestão de cardápios, fichas técnicas, relatório diário de despesas, relatório diário de movimentação, balancetes e Demonstrativos e tantas outras ferramentas capazes de gerar informações ao negocio, possibilitando realizar ações estratégicas eficazes. Gerenciamento competente, planejamento eficiente e sistemas de informações gerenciais formam um conjunto inseparável de elementos que se interagem. O planejamento não pode ser eficaz se não houver execução por parte de profissionais com-petentes gerentes não conseguem tomar decisões corretas sem o apoio de um eficaz sistema de informações. Acredito profundamente que o uso desses ingredientes por qualquer organização que deseja ter poder competitivo para destacar-se no mercado, seja um estabelecimento de grande ou pequeno porte , propiciará ferramentas para superar os dois grandes atuais desafios do setor: Qualificacao profissional e gerenciamento da lucratividade

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