Pular para o conteúdo principal

PARTE II - A MAGIA DO CAFÉ DA MANHÃ EM HOTÉIS E POUSADAS- Diálogo do consultor.

VOCÊ SABE O QUE É " MAGIA" ?

Magia é a ciência da aplicação da vontade, ou seja, do exercício da vontade sobre ao plano de formação do mundo material, o chamado Plano Astral. É através da Vontade que o mago põe em ação uma força hiperfísica: é a força da vida ou energia vital. Nas palavras de Papus: " Podemos já definir magia - a ação consciente da vontade sobre a vida." [p.26].

Considerando esta concepção de magia vemos que a prática das operações mágicas exige conhecer e dominar o fenômeno da Vontade que, ao contrário do que comumente se pensa, não é um atributo naturalmente desenvolvido no ser humano; antes, a Vontade, é uma força que precisa ser exercitada, desenvolvida e dominada para somente então poder ser utilizada como instrumento de realizações práticas. A famosa força de vontade não é algo que se tem ou não se tem, é uma faculdade que precisa de exercício para efetivamente estar disponível ao homem.
Parece inconsciente, mas toda vez que eu chego no quarto de um hotel, principalmente se for a noite, penso no café da manhã, pode não ser fome, mas sei que no dia seguinte, acordarei com muito apetite.  fatores como ansiedade da viagem, mudança de rotina alimentar antes da viagem desperta este sentido de vontade de comer logo que eu acordar.
Cama macia, edredons limpos, macios e cheirosos, toalhas brancas macias, tudo certo, era o mínimo que eu esperava, banheiro limpo e de brinde um tv 50" e uma decoração estilosa e pós moderna, muito básico, uma expectativa fácil de atingir em qualquer tipo de hotel, seja ele de padrão econômico ou de padrão luxo superior.
A Magia do café da Manhã do hotel.
Acordo cedo e vou direto para o salão principal do café da manhã, mesas bem dispostas com divisões organizadas entre as mesmas, me sentei numa mesa com dois lugares, haviam mesas com 4 , 6 e até de 8 lugares ( imagino que se tivesse uma reunião ali era o local ideal) muito bom.
Quando cheguei na porta do salão do café uma recepcionista de sorriso no rosto, muito bem posicionada e muito bem uniformizada de maquiagem leve, com voz suave e dicção perfeita , me desejou boas vindas ao café, perguntou sobre minha estada no hotel e se estava muito bem, ao mesmo tempo perguntou numero do meu apartamento, logo depois me conduziu até a mesa principal do buffet, me deixando a vontade diante da mesa enorme onde encontrei todas as produções gastronômicas disponíveis.
Achei muito interessante a disposição dos elementos naquela mesa colorida de frutas frescas e sucos naturais, uma bancada de queijos e frios até que me deparei com a vedete do buffet , um imenso setor de padaria e confeitaria com aquilo que se vê de melhor qualidade, simples com pães, bolos, biscoitos caseiros, uma quitanda de invejar, com produtos da terra, quando perguntei me disseram que era costume da cultura local e que também haviam produções culinárias de outras culturas de outros estados.
Depois  me servir com que eu considero entradas, aproxima-se uma das funcionárias do salão e me pergunta  aceito algo direto da cozinha um omelete ou uma tapioca ou uma vitamina especial. Eu tinha 30 minutos para tomar café e me arrependi muito de não ter chegado naquele salão mais cedo. Ainda bem que teria mais dois dias de hospedagem.
Na saída do salão a hostess me encontra perguntando se eu precisava de algo, táxi ou alguma outra informação, recebi das mão dela uma mensagem sobre "vida e trabalho" para ler no quarto ou durante minha viagem.
Naquele momento percebo a certeza  de querer retornar naquele ambiente confortável e simpático, onde me recuperei do pensamento ruim que nos assola quando estamos em outro lugar. Me senti em casa e estava bem alimentado com energia para enfrentar o dia. 
Estes detalhes me fizeram refletir sobre o conceito de fidelização, uma vez que torna-se básico todos os outros serviços oferecidos pelos hotéis que já fiquei tudo da mesma forma e com mesmo padrão. Alguns diferenciais entre localização e decoração das unidades são  bons mas nada tem o o efeito do café da manhã onde consigo obter e aguçar os sentidos.
Chegando na empresa uma das primeiras  perguntas que recebi além de como foi a viagem, foram: o que achou do hotel? já tomou café da manhã e esta satisfeito? eu logo respondi com sorriso no rosto, que estava muito bem e disposto a iniciar os trabalhos. ( motivação adquirida desde a hora que pisei no salão do café e me surpreendi com o atendimento).
É fato, os hotéis precisam criar formas de atrair, fidelizar seu hóspedes, de levar para outras cidades, lembranças de conceito, vale a memorização das atitudes, eu desconheço outra forma que mexe mais com o individuo quando se fala de alimentação de atendimento de atenção com o próximo.
O café da manhã do hotel, foi item do atendimento que me levou a reconsiderar pequenos delitos causados no check-in ou no check-out ou na arrumação do quarto.
Portanto acredito ser um serviço que pode ser usado como  ferramenta de marketing para a conquista de clientes fiéis a marca. Tenho certeza que quando retornar a cidade ficarei naquele hotel e porque não, veja bem, no meu ultimo dia de estada no hotel seria meu ultimo café da manhã a hostess  na despedida , me disse: espero ter o senhor de volta, quando retorna? se quiser podemos já deixar reservado, mesmo porque nosso hotel é muito disputado, será uma honra ter o senhor aqui novamente.
Resultado: estou retornando em breve, me aguardem.!!

Comentários

Postagens mais visitadas